Processo | Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança
   
   

Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança

Descrição

Este produto consiste na prestação de serviços de consultoria nas áreas da Gestão de Qualidade, do Ambiente e da Segurança que incluem os seguintes sistemas: Sistema de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Ambiental, Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho e Respostas Sociais. Estes serviços têm por objetivo a certificação (auditoria de concessão) de acordo com o Sistema de Gestão a que se reportam.

Serviço

Gostaria que a sua organização adquirisse maior Vantagem Competitiva? Sabia que a implementação de ferramentas de melhoria contínua constituem uma mais-valia na sustentabilidade das organizações?

Consciente desta realidade e da necessidade atual das organizações se adequarem a normas e referenciais, como orientação estratégica, a Processo lançou os serviços de Implementação, Melhoria e Auditoria, no âmbito das seguintes áreas:

O serviço de Implementação das normas tem a vista a certificação (auditoria de concessão), segundo o Sistema de Gestão a que se reportam.

O serviço de Melhoria é orientado para as organizações cujo(s) Sistema(s) de Gestão referido(s) se encontra(m) implementado(s) ou certificado(s), necessitando, no entanto, de assistência competente destinada a promover o processo melhoria contínua ou mesmo se está na iminência de uma auditoria (de seguimento, acompanhamento, extensão ou renovação).

A Processo desenvolve ainda os serviços: Auditoria Interna (1.ª parte), para organizações que pretendem avaliar e diagnosticar o nível de implementação e cumprimento da norma ou referencial respetivo e Auditoria Externa de 2.ª parte, para organizações que têm pretensão de avaliar outras entidades ou organizações das suas relações comerciais, nomeadamente, como critério de seleção (por exemplo, seleção e avaliação de fornecedores).

Se tiver interesse, por favor contacte-nos para obter mais informação.

Sistema de Gestão da Qualidade

A Processo tem competência para prestar serviços, no âmbito das seguintes normas e referenciais:

  • NP EN ISO 9001:2008 - O SGQ está direcionado para as organizações focadas na Satisfação do Cliente e interessadas em desenvolver competências que permitem responder a novos desafios.
  • Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management) - Modelo preconizado pela EFQM e vertido nos princípios da Gestão da Qualidade que tem por base processos de autoavaliação da qualidade organizacional. É um indicador de excelência para qualquer organização.

Sistema de Gestão Ambiental

A Processo tem competência para prestar serviços, no âmbito das seguintes normas e referenciais:

  • NP EN ISO 14001:2004 - O SGA está particularmente direcionado para as organizações cujo impacte ambiental decorrente das suas atividades, produtos e serviços constitui uma preocupação constante, que surge no âmbito das restrições impostas pela nova legislação, políticas económicas e medidas que valorizam a crescente proteção ambiental.
  • EMAS (European Management and Auditing System) - O Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria constitui uma abordagem estratégica destinada a organizações que pretendem avaliar o seu desempenho ambiental e otimizar os seus processos, visando a redução de impactes ambientais e a utilização adequada de meios e recursos.

Sistema de Gestão da Segurança Alimentar

A Processo tem competência para prestar serviços, no âmbito das seguintes normas e referenciais:

  • NP EN ISO 22000:2005 - O SGSA estabelece requisitos para um controlo apertado dos perigos passíveis de ocorrência em qualquer etapa da cadeia alimentar, visando um nível de proteção adequado para o consumidor final. Esta norma integra os princípios do HACCP e do Codex Alimentarius.
  • Metodologia HACCP - Sistema preventivo marcado por sete princípios orientadores que visam, essencialmente, a identificação, avaliação e controlo dos perigos inerentes ao processamento alimentar. Constitui uma obrigação legislativa, decorrente da aplicação do Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril, destinada a todos os operadores do setor alimentar. Subjacente a este requisito legal mantém-se, como padrão de referência internacional, o Codex Alimentarius que integra códigos de conduta e de boas práticas, regras e orientações destinadas a promover a segurança alimentar.
  • BRC Global Standard - Food - Referencial dotado de orientações e critérios de qualidade e segurança alimentar, direcionado para empresas que pretendem fornecer a distribuidores de produtos alimentares, estabelecidos no Reino Unido. Pressupõe, porém, a implementação da metodologia HACCP e estrutura documental organizada.
  • IFS (International Food Standard) - Referencial que constitui um requisito de seleção para organizações do setor agroindustrial que pretendem exportar os seus produtos para os mercados alemão e francês.

Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

A Processo tem competência para prestar serviços, no âmbito das seguintes normas e referenciais:

  • OHSAS 18001:2007 / NP 4397:2008 - A crescente preocupação com a Segurança e a Saúde no Trabalho, nomeadamente, o controlo dos riscos associados às atividades levou ao estabelecimento de requisitos e medidas que fomentam cada vez mais as boas práticas de SST, orientadas para um nível superior de proteção, saúde e segurança.

Respostas Sociais

A Processo tem competência para prestar serviços, no âmbito das seguintes normas e referenciais:

  • Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais - Referencial normativo desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do Sistema de Ação Social, destinado a avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas respostas sociais, focando-se no objetivo imparcial de melhoria significativa e contínua. Constitui um elemento diferenciador positivo para as respostas sociais. O Sistema da Ação Social é atualmente constituído por 9 valências: Acolhimento Familiar, Lar Residencial, Centro de Atividades Ocupacionais, Lar de Infância e Juventude, Centro de Acolhimento Temporário, Estrutura Residencial para Idosos, Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
  • EQUASS - European Quality Assurance for Social Services - Sistema aprovado e monitorizado por um Comité Europeu da Qualidade, que permite uma abordagem holística às organizações que prestam serviços sociais. Baseia-se nos sistemas de qualidade total e nos modelos de excelência, visando fundamentalmente a autoavaliação e a aprendizagem organizacional, uma responsabilização com a qualidade e a melhoria contínua, focada nos utentes-clientes destes serviços. Este sistema gestão da qualidade garante um reconhecimento a nível europeu, admitindo três níveis de reconhecimento: Certificação da Qualidade nos Serviços Sociais (nível I), Certificação da Excelência nos Serviços Sociais (nível II) e Prémio Europeu da Qualidade nos Serviços Sociais (nível III).

Competências

As competências relacionadas com este produto são as seguintes:

  • Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental.
  • Implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar.
  • Implementação de Sistemas de Segurança e Saúde no Trabalho.

Termos

Este produto relaciona-se com os seguintes termos técnicos ou de pesquisa:

Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais; Avaliação de Riscos; BRC Food; BRC Global Standard - Food; Controlo de Riscos; EMAS; EQUASS; Fadiga Laboral; HACCP; Higiene no Trabalho; IFS; Implementação de Sistemas de Segurança e Saúde no Trabalho; Índice de Frequência; Índice de Gravidade; International Food Standard; Legislação de SST; Melhoria Contínua; Metodologia HACCP; Modelo de Excelência da EFQM; NP 4397:2008; NP EN ISO 14001:2004; NP EN ISO 22000:2005; NP EN ISO 9001:2008; OHSAS 18001:2007; Organização dos Serviços de SST.

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